sexta-feira, 1 de abril de 2011

Novos artistas...

Waldenis Lopes Angelico.
O que dizer sobre ele...? Comecemos, então.
   Desde pequeno, Waldenis já gostava muito de desenho animado e histórias em quadrinhos. Passava horas na frente da televisão assistindo aqueles velhos e bons clássicos. E como estar inquieto, pertencia a característica de uma identidade de artista, tentava reproduzir tudo que via: rabiscava o papel, as paredes, o chão, fazia desenhos simples, copiando, passando por cima, criando. Desenhos que uma criança de seus sete anos de idade conseguia reproduzir com sua capacidade limitada. Mas acontece que sua capacidade não era limitada, extrapolava os limites comuns para aquela idade!
  Chamava atenção dos professores, dos colegas de escola. Sendo encaminhado com esta idade para a sala de recursos de altas habilidades, no Centro Educacional 01, em Planaltina. Passou anos lá, aprendendo técnicas e truques sobre a arte do desenho. Waldenis realmente aprendia muito rápido as coisas, tanto que começava a treinar sozinho o desenho, quando então, descobriu um novo mundo: O Mangá. O famoso desenho japonês, que na época, lá nos meados de 2000, não era tão praticado e ainda estava entrando no Brasil. Impressionou-se de cara, e pronto, já sabia o que iría desenhar!
    As histórias encantavam-no! Não se tratava apenas da luta do “bem contra o mal”, mas de algo além! Sobre capacidade humana, amizade, sonhos, talentos, futuro, devoção... E foi a partir disso, que começou a criar suas próprias histórias e personagens. Estudar a história deste estilo de desenho, a narrativa de cinema das histórias em quadrinhos, o clichê de super-heróis que lutam em grupo, e etc. Surpreendentemento outro talento foi descoberto: o da escrita. Conseguia escrever com muita facilidade, como sempre gostou de ler, conseguia inventar coisas do nada, um poema surgia de sua mão em minutos e um conto em menos de um dia.
   Em 2004, mais um talento foi decoberto: o de atuar. Quando estudava, fora indicado ao prêmio de melhor ator num festival de teatro realizado pelo CEF-04 de Planaltina. Participou de exposições, concursos e outras variáveis. Em 2009 ficou entre os 10 alunos que ganhou um curso gratuito de pintura num ateliê no Park Way. O concurso da Codevasf. Participou com a tela “Baianinha Codevasf” (original, não? risos). Também uma HQ (história em quadrinhos) sua, foi patrocinada em 2009 por uma escola de informática famosa, que vendeu 150 exemplares na cidade. A história contava com um grupo de estudantes, que em meio à violência de uma briga na escola, descobriram serem sucessores de uns guerreiros que viveram há séculos atrás. E eles moravam em Planaltina. Nessa HQ ele mesmo brincava com o clichê do clichê. (rsrsrs)







Histórias Seculares - Cristãs.
   Sempre gostou de colocar valores éticos em suas histórias e de criticar a política indiretamente, como também em colocar algo divino nelas. Mas nunca gostou de criar uma história muito na cara, sobre a Igreja, Bíblia ou valores teológicos. Usava-os indiretamente, mas que fossem perceptíveis a leigos.
   Aqui entra a história secular – Cristã. Com a intenção de atrair jovens para Deus, sem propriamente falar Dele! Pois muitos hoje, ao ouvir sobre Cristo e igreja, já se esgueiram e desviam. Uma história secular aborda os temas de interesse “teen”, mas com valores morais e cristãos, de uma forma bem fácil de entender, sem precisar “descer goela abaixo”. Um exemplo são “Crônicas de Nárnia”, de C.S Lewis, ele era cristão-protestante, e criou um mundo de fantasia totalmente encaixado nos valores evangélicos. Outro autor bem conhecido que praticamente criou a atmosfera de fantasia-medieval é J.R. R Tolkien, pai de “O Senhor dos Anéis”, que era católico praticante e amigo de C.S. Ambas as histórias estão encaixadas nos conceitos Bíblicos e na cultura de cada um.      
   Abordam passagens conhecidas e personagens indiretamente, mas que são perceptíveis a olho nu. Misturaram as coisas e souberam dosar bem. "Em contos eu abordo um pouco mais explicitamente sobre Jesus, pois acho que é inspiração do Espírito Santo!" - diz Waldenis.

Por fim, ele mesmo termina:
   "
Cresci em meio à cultura das artes, apesar de não gostar muito da literatura brasileira... E em meio a um mundo de fantasias, cores, histórias impossíveis, clichês básicos e de muita imaginação, cresci tachado de o “Nerd desenhista”. Quando crio, hoje, penso sempre na forma que aquilo vai atingir a pessoa, sem esquecer que cada história tem uma cronologia e precisa fazer sentido e que também precisa mostrar o crescimento dos personagens. Agradeço pelo espaço no blog e me sigam no meu! WWW.owlangelico.blogspot.com Deixar alguns de meus desenhos por aqui também. Gosto daquela frase de Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” Concordo plenamente.
Valeu Ju Marinho! Demorei mas tá aqui! Abraço galera e Shalom!"
Owl.





   

 Waldenis faz parte da obra da Comunidade Católica Shalom em Brasília, é membro do grupo de oração "Tottus Tuus" e do Ministério de Teatro. É com muita alegria que apresento a história de um artista de Deus!
Shalom!

8 comentários:

  1. Fantástico!!

    Que tal configurarmos o Google Analytics para monitorarmos os acessos (https://www.google.com/analytics)??

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal o Post! Fiquei curioso para ler alguma das histórias dele. Onde eu consigo?

    Os desenhos dele são muito bom.

    Waldenis a arte em pessoa!

    Parabéns Waldenis pela ótima manifestação do seu dom e parabens Jú por fazer o mundo conhece-lo. Porque tudo que entrar na net torna-se público e conhecido!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Parabens mesmo!!!!
    Mutio bom o trabalho!
    O mundo precisa demais dessa linguagem pra conhecer a cristo! Coragem! Vá em frente!

    Wilde Fabio

    ResponderExcluir
  4. Que nesta tua nova empreitada, possa elevar a Cristo, em cada coração jovem que o próprio Senhor o permite tocar pela tua arte.
    VIVA A EVANGELIZAÇÃO!!!!!
    \O/
    \O\
    /O/
    \O/
    Seja fiel.
    Persevere!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei,Delchiawon. Qualquer dia desses eu levo meu portfólio no Shalom pra você dar uma olhada tá bom? Deus te abençõe e obrigado! Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom manoooo! Deus abençoe...
    É isso mesmo! Sou seu fã! Sh!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...